terça-feira, 14 de maio de 2013

Depois de várias polêmicas sobre as van´s do rio de janeiro a secretaria de transportes impõe algumas regras para o tráfego desde veículos.




Rio terá vans padronizadas e motoristas 


com uniforme

A van de João Batista foi uma das primeiras a ser adaptada às novas regras da prefeitura
A van de João Batista foi uma das primeiras a ser adaptada às novas regras da prefeitura Foto: Wilson Mendes / Extra

Wilson Mendes:

A Secretaria municipal de Transportes deu início ao reordenamento das vans da cidade. Os veículos serão identificados por cores, de acordo com a região de atuação, aceitarão Bilhete Único e terão sistema de monitoramento por GPS. Já os motoristas terão uniforme padronizado, com direito a nome e tipo sanguíneo estampado no bolso. A novidade começa a valer no sábado, na linha Rocinha-Leblon.
— Claro que eu gostei, ainda mais depois do que aconteceu com a turista na van. Dará mais segurança entrar em um carro com o motorista identificado — opina a dona de casa Tatiane Pompeu, de 31 anos, usuária de van.
Alguns veículos credenciados começaram a circular, já ontem, com a nova programação visual: uma faixa lateral da cor referente à região na qual tem permissão para operar, número identificador e os pontos de origem e destino. As cores obedecem ao mesmo modelo utilizado pelos ônibus.
— Para quem é legalizado, as mudanças são boas. É mais segurança para aos clientes. Na quinta-feira vou instalar o validador RioCard. Só espero que eles revejam também o trajeto — disse o Cearense João Batista Rodrigues Alves, de 46 anos,natural de Pacujá um dos primeiros a ter sua van padronizada.
Segundo o motorista, um pedido para estender o trajeto do Leblon até Copacabana será feito diretamente ao secretário Carlos Osório. Ele é esperado, no sábado, para fazer o trajeto de van entre a Rocinha e o Leblon.

Motoristas ganharão uniformes
Motoristas ganharão uniformes Foto: Extra
Trajeto será monitorado
Nas outras regiões da cidade, ainda não há data para que a padronização seja colocada em prática. As licitações estão em andamento e devem terminar ainda neste mês. As modificações fazem parte da implantação do Sistema de Transporte Público Local, que prevê o uso de vans e Kombis para integração com outros meios de transporte na cidade.
— Vamos gradativamente, começando pelas linhas da Zona Sul. O Centro não terá vans, e vamos criar uma cerca eletrônica para os veículos — adiantou Cláudio Ferraz, coordenador municipal de Transporte Complementar.
A cerca eletrônica de que ele fala é um monitoramento de cada um dos carros por uma central instalada na coordenadoria. De lá, fiscais acompanharão os trajetos e horários. O motorista que não cumprir o contrato poderá ser multado, ter o veículo apreendido e até a permissão cassada. O Código Disciplinar está sendo finalizado pela Secretaria de Transportes.
No fim do processo, o Rio de Janeiro terá cerca de 3.500 vans autorizadas. Nas duas linhas que vão da Rocinha ao Leblon, das 123 vans só 66 poderão continuar circulando. Com as licitações individuais de motoristas, também deverão ser extintas as cooperativas.


fonte :jornal extra




Polícia registra 25 acidentes nas 




estradas que cortam o Ceará


25 pessoas ficaram feridas e três morreram.
Todas as mortes foram ocasionadas por atropelamento.

Do G1 CE

As Polícias Rodoviárias Federal no Ceará (PRF-CE) e Estadual (PRE-CE) registraram 25 acidentes, entre 6h de segunda-feira (13) e 6h desta terça-feira (14), 25 pessoas ficaram feridas e três morreram. Todas as mortes foram ocasionadas por atropelamento.

Já no município de
 Horizonte, Região Metropolitana de Fortaleza, uma mulher de 65 anos foi atropelada quando tentava atravessar a BR-116. O condutor do veículo fugiu sem prestar os primeiros socorrosUm dos acidentes aconteceu às 18h, no quilômetro 55 da CE-176, no município deAmontada, a 163 Km de Fortaleza. Segundo a PRE-CE, um motociclista de 26 anos atropelou, dois homens, após ambos saírem de dentro de um caminhão. Eles morreram no local. Ainda de acordo com a PRE-CE, o condutor da moto não era habilitado e não estava com o capacete, ele sofreu apenas ferimentos leves
.