quarta-feira, 17 de abril de 2013

presos são transferidos e o movimento fica tenso na região metropolitana de fortaleza.


Transferidos mais 398 presos para duas CPPLs

17.04.2013

Até o fim de semana, detentos de outras comarcas serão levados para as cidades onde cometeram delitos
A manhã de ontem foi bastante movimentada na porta da Delegacia de Capturas e Polinter (Decap) devido à transferência de 398 presos para as Casas de Privação Provisória da Liberdade III e IV, ambas localizadas no Município de Itaitinga, na região Metropolitana de Fortaleza.

A operação de remoção dos presos mobilizou um forte aparato de policiais civis e militares. O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), unidade de elite da PM, fez a escolta dos detentos até o Complexo Prisional, em Itaitinga FOTO: J.L. ROSA
Com a ação de ontem, praticamente todas as carceragens das 35 DPs da Grande Fortaleza foram esvaziadas.

Para que a transferência transcorresse sem incidentes, várias patrulhas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) isolaram o perímetro em torno da Decap, situada na Rua Conselheiro Tristão, no Centro.

Reforço
Os PMs contaram com o apoio de policiais civis (inspetores) da Delegacia de Narcóticos (Denarc), do Departamento de Polícia Especializada (DPE) e da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

No total, 335 presos foram encaminhados à CPPL IV e outros 63 à CPPL III, ambas localizadas no Complexo Penitenciário de Itaitinga, administrado pela Secretaria da Justiça e da Cidadania do Estado (Sejus).

Os 35 presos que seguiram para a CPPL III são acusados de crimes de estupro ou foram detidos com base na Lei Maria da Penha. O diretor do DPE, delegado Jairo Façanha Pequeno, salientou que a transferência de ontem solucionou a situação de superlotação nas delegacias localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Mesmo com a transferência dos 398 homens, a Decap não ficou vazia em virtude de alguns presos serem de outras comarcas. "Acredito que até o fim desta semana eles também serão transferidos para suas cidades", explica Jairo Pequeno.

Quando o comboio de viaturas e de caminhões-xadrezes saiu da Decap, passou, ainda, pelo 3º DP (Otávio Bonfim), onde apanhou mais 12 homens. "Na semana passada, mandamos 15 presos do 3º DP para o presídio. Com esses 12 transferidos hoje, o xadrez da delegacia agora está completamente vazio", salientou a delegada Lindalva Lima, titular do 3ºDP. Já no 34ºDP (Centro), foram transferido mais 17 presos.

Do Centro de Fortaleza, o comboio seguiu em direção ao quilômetro 27 da BR-116, em Itaitinga. Os presos foram transportados em vans e num micro-ônibus da Sejus, além do caminhão-xadrez da Decap.

Lotada
Na CPPL IV, a titular da Coordenadoria do Sistema Penal (Cosipe), Socorro Matias, disse que aquela unidade prisional "já nasceu superlotada". Lembrou que, com os novos detentos, o número subiu para 1.109 homens, ou seja, 109 a mais que a capacidade. Ela destacou a parceria entre a Sejus e Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para solucionar o problema da superlotação nas delegacias da RMF.

O diretor da CPPL IV, Kany Bezerra, informou que as visitas aos detentos transferidos das delegacias terão início já no próximo domingo (21).

NÚMERO
335 detentos foram mandados para a CPPL IV, unidade prisional que foi recém-inaugurada. Outros 63 acabaram sendo mandados para a CPPL III, por crimes sexuais.

FERNANDO BARBOSAREPÓRTER 

Nenhum comentário: