sexta-feira, 24 de maio de 2013

FORÇA NACIONAL FARÁ SEGURANÇA NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES

FORÇA NACIONAL FARÁ SEGURANÇA NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES




Na manhã de ontem, o secretário da Segurança Pública do Estado, coronel Francisco Bezerra, recebeu em seu gabinete a visita dos oficiais da FNS que vão comandar a operação. O efetivo contará até com caminhão antibomba FOTO: DIVULGAÇÃO
A tropa da Força Nacional de Segurança (FNS) vai estar em Fortaleza a partir da próxima semana. O efetivo vai ser distribuído em diversas áreas da cidade, dando suporte à Operação de Segurança para a Copa das Confederações. O número de policiais que desembarcarão em Fortaleza e aqui permanecerão por três semanas não foi divulgado por motivo estratégico.

Na manhã de ontem, oficiais da FNS se reuniram com o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, coronel Francisco José Bezerra Rodrigues, em seu gabinete na sede da SSPDS, para definir a atuação do contingente na Capital.

Os militares estarão prontos para agir em qualquer situação de emergência e trarão viaturas, equipamentos de comunicação, armamento de diversos tipos e calibres, motocicletas de alta potência (modelo Harley Davidson) e até um veículo especial, um caminhão usado em operações de desarme de bombas.

Conforme os oficiais que estiveram reunidos com o secretário, a tropa da FNS atuará no policiamento ostensivo geral, em escoltas de autoridades e nas vistorias na Arena Castelão e nos centros de treinamento, o Estádio Presidente Vargas, o Complexo Esportivo da Universidade de Fortaleza (Unifor), e o Centro de Treinamento Esportivo do Nordeste (Ceten), situado no Município de Itaitinga.

"Atuaremos de acordo com a necessidade, como tropa de contingenciamento especializado, com efetivos baseados no Estado já a partir do início do próximo mês", informou o capitão Edson Gondim, que vai comandar a tropa da FNS na Capital.

Parte da tropa fica aquartelada em Fortaleza. Outra fração estará estacionada, provavelmente, na cidade de Natal (RN) e se deslocará em aeronaves para esta Capital caso haja necessidade de mais efetivos diante de qualquer distúrbio civil grave.

Forças Armadas
Além da FNS, mais de 10 mil homens de outras unidades vão ocupar literalmente as ruas de Fortaleza. Somente do Exército serão dois mil homens. Os fuzileiros navais da Marinha do Brasil serão destacados para a segurança dos portos do Mucuripe e do Pecém. A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Polícia Federal (PF) vão manter a vigilância no Aeroporto Internacional Pinto Martins, junto com a Agência Brasileira de Informações (Abin).

As polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), Ciops, Ciopaer, Coin, AMC, Samu, entre outros 42 órgãos públicos, integrarão a ´Operação Copa´.


DN

Nenhum comentário: