quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Servidores do IJF realizam mobilização, e hospital divulga esquema de segurança

Servidores do IJF realizam mobilização, e hospital divulga esquema de segurança

Dia 31 de julho, um jovem foi assassinado no IJF após receber alta, mas de acordo com os sindicatos, este não é o primeiro caso nas dependências do hospital

Servidores realizam ato, mas não paralisam atividades (FOTO: Arquivo/TV Jangadeiro)
Servidores realizam ato, mas não paralisam atividades (FOTO: Arquivo/TV Jangadeiro)
Servidores do Instituto Doutor José Frota (IJF) participarão de uma mobilização durante a manhã de quarta-feira (7) para pedir mais segurança para as dependências do hospital.
Foram convidados para o ato, além de servidores do hospital, os acompanhantes, políticos e secretários do município e do governo estadual.
A manifestação promovida peloSindicato dos Servidores do Município de Fortaleza (Sindifort) e pela Associação dos Servidores do IJF (Assijf) não deve prejudicar o atendimento aos pacientes da unidade. “Durante o ato, os funcionários devem participar, mas não é uma paralisação, contamos inclusive com a participação dos pacientes menos graves, porque a insegurança também afeta eles”. Afirmou a presidente da Assijf, Ana Miranda. Só na emergência são em média, 250 pacientes atendidos diariamente. E os funcionários do hospital são em torno de 3.500 pessoas.
No dia 31 de julho, um jovem foi assassinado no pátio do IJF após receber alta do hospital, mas de acordo com os sindicatos, este não é o primeiro caso que acontece nas dependências do hospital. No mês de maio foi detonado um artefato explosivo(bomba “rasga lata”) dentro do prédio e, em 2012, ocorreu uma briga de gangues nas dependências
do órgão.
Além disso, roubos, furtos e agressões físicas nas dependências da unidade são recorrentes. À noite, acompanhantes de pacientes se revezam vigiando os pertences uns dos outros.
IJF Divulga novo esquema de segurança
A assessoria do IJF divulgou que um novo esquema de segurança deve entrar em vigor até o fim deste ano. Segundo o coordenador-geral de segurança do hospital,Clínio Alves, já está em processo de licitação a aquisição de 255 câmeras internas e8 catracas para controle da entrada de acompanhantes, visitantes e funcionários.
Para cada uma das quatro portarias também haverá reforço policial. Na recepção será implementado um sistema de identificação informatizado. Os fornecedores deverão apresentar credencial da empresa, crachá ou adesivo de identificação para ter acesso ao hospital e toda a movimentação do IJF deverá ser supervisionada por uma sala de videomonitoramento, com sistema de gravação contínua e back-up.
A presidente da Assijf tomou conhecimento desse plano de segurança através da reportagem do Tribuna do Ceará e afirmou que a implantação pode até melhorar a situação, mas é preciso ir além “Não basta a segurança externa, a área interna também precisa ser atendida, para evitar furtos dentro do hospital é preciso colocar vigilância em todos os andares do hospital.” Além disso, de acordo com Ana Miranda, é preciso que a população carcerária tenha um ambiente especifico, separados dos pacientes comuns.

Nenhum comentário: